Laranja Mecânica – Anthony Burgess

Este livro entrou na lista que montei organizando minha meta de leitura de 12 livros para 2015.
Eu não me arrependo de elencar uma obra como esta mas admito que a leitura não foi fácil.

Escrito pelo dramaturgo, compositor, linguista e tradutor Anthony Burgess em 1961, Laranja Mecânica só foi publicada em 1962 sendo classificada entre as melhores distopias já escritas como Admirável Mundo Novo e Fahrenheit 451.

Laranja Mecânica está ambientada em uma sociedade futura tutelada pelo estado. A obra se caracteriza como uma fábula que mapeia a natureza humana e o real significado da liberdade.

O livro ganhou duas adaptações para o cinema com destaque para a segunda dirigida por  Stanley Kubrik em 1971. O narrador e protagonista da trama é um adolescente chamado Alex, um apaixonado por música clássica, membro de uma gangue de jovens que se reúnem para cometer perversidades e atos de violência.

Alex é capturado e é submetido a técnica Ludovico que nada mais era que  uma terapia de condicionamento comportamental patrocinado pelo Estado (estas cenas são particularmente bizarras e marcam a obra de Stanley Kubrik gerando grande polêmica).

Tive muita dificuldade em compreender  o ritmo do livro devido ao vocabulário da trama  pois o autor  criou palavras específicas baseadas nas girias dos jovens chamado de nadsat.

Tanto o livro quanto o filme de Kubrik receberam censuras  nas edições distribuídas pelo mundo e no Brasil não seria diferente.
A 1° edição brasileira vem da extinta editora Artenova em 1972 e em 2004 a editora Aleph adquire os direitos de publicação traduzindo novamente mantendo o glossário das antigas edições.

Muitas pessoas  sensíveis terão dificuldade ao assistir o filme e aconselho paciência na leitura do livro.

Amei a edição especial de 50 anos e as participações dos ilustradores brasileiros Angeli, Glauco e Laerte que enalteceram esta publicação com seus traços.

Enfim, a leitura deste livro foi mais um desafio que consegui cumprir.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: