A História sem Fim – Michael Ende

download (1)  Sinopse: “A História sem Fim” é a mágica aventura de um garoto solitário que passa através das páginas de um livro para um reino muito particular, o reino da fantasia. Nesta terra imaginária, numa busca original e cheia de perigos, Bastian descobre a verdadeira medida de sua própria coragem e aprende também que até ele tem capacidade para amar. O texto impresso em duas cores, verde e vinho, as belas ilustrações das aberturas dos capítulos completam o clima de encantamento que envolve o leitor.

Bastian Baltasar Bux é nosso personagem principal, nosso passaporte para um mundo inovador  cheio de histórias. Um menino gorducho e tímido que sofre bullying por criar histórias e gostar de contá-las.

Ele encontra um livro, que é bem diferente de todos os livros tradicionais ja lidos por ele e sua vida muda por completo quando ele se esconde o sótão e começa a lê-lo.
O livro que se chama A História Sem Fim.

“Fantasia é a história sem fim escrita num livro de capa cor-de-cobre que estava no sótão de um colégio. Agora, ele está na sua mão.”

Neste livro conta-se a história de um país chamado Fantasia e sua terrível catástrofe que está destruindo esse belo lugar. Esse mal, essa catástrofe  é chamada de “Nada”, e deixa pontos cegos, como se nada mais houvesse nesse ponto. Todo esse mal percorre por quase todo o país e misteriosamente quando Imperatriz Criança, a governante de Fantasia adoece.

Durante a leitura, conhecemos  Atreiú,  o herói que de acordo com a  Imperatriz, poderá salvar  o país de Fantasia. Então, Atreiú embarca em uma grande busca tentando descobrir a cura para a doença de sua governante. Ele passa por muitas aventuras até que descobre o que faltava para resolver todos os problemas: era preciso que um filho de homem desse um novo nome para a Imperatriz Criança.

Bastian sentia que o livro falava com ele! Ele se assusta com a possibilidade dele ser o filho de homem que salvará Fantasia. A Imperatriz Criança o chama várias vezes lhe pedindo que lhe um novo nome (Filha da Lua).  Ele é transportado para Fantasia e temos nosso “bum” quando nós leitores descobrimos que a verdadeira aventura começa.

“ – Zombavam de você porque contava histórias que ninguém tinha ouvido? Como isso é possível? Nenhum de nós é capaz de o fazer, e tanto eu como os meu concidadãos ficaríamos muito gratos se você nos quisesse presentear com algumas histórias novas”

O livro é escrito em cores diferentes, de forma que quando narra Bastian na sua vida real as palavras são escritas na cor verde, e quando narra a aventura que se desenrola dentro de Fantasia, as palavras são escritas na cor vermelha.

Creio que ainda existam por aí os apaixonados pela série que nos fez companhia nas várias sessões da tarde na T.V. Aprendeu-se muito com toda a temática do livro como respeito e aceitação de próprio, o valor da imaginação, da amizade e do compromisso que temos de melhorar tudo a nossa volta.

download (2)Com a direção de Wolfgang Petersen, A História Sem Fim acabou se tornando um dos grandes marcos dos filmes infanto-juvenis dos anos  1980. Uma grande produção de $27.000,000 se firmou sem um grande elenco de peso mas com um enredo marcante e sensível. Não é que o livro não fosse bom, ao contrário, acredito que hoje ele tenha se firmado também pela influencia  que o filme trouxe aos leitores de hoje, que estão na casa dos quase 40 anos.

Como toda boa aventura, este livro nos trouxe a figura do sábio, do orientador através do personagem Fuchur que é um Dragão da Sorte, companheiro de viagem de Atreiú.

“- O senhor só poderá descobrir os caminhos de Fantasia, disse Graograman, através dos seus desejos. E só poderá fazê-lo indo de um desejo para outro. Aquilo que o senhor não deseja, não conseguirá atingir. É esse o significado das palavras “perto” e “longe” neste lugar. E também não basta querer ir embora de um lugar. É preciso que se queira ir para outro. Deixe que os seus desejos o conduzam.”

Me encantou a reflexão que Michael Ende fez sobre a importância do leitor para a sobrevivência de uma história. Quando pensamos que Atreiú lutou tanto, passou por provas e desafios e no final quem seria o grande herói, quem salvaria Fantasia da extinção, era Bastian, um leitor anônimo, cheio de medos, problemas e fragilidades de personalidade.

images

Título: A Historia Sem Fim
Autor(a): Michael Ende
Editora: Martins Fontes
Páginas: 392

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: