O Pistoleiro – A Torre Negra Vol. 01 Stephen King

download (1)

Livro: O Pistoleiro
Série: A Torre Negra Vol.01
Autor: Stephen King
Editora: Objetiva / ou Suma de Letras

“O homem de preto fugia pelo deserto, e o Pistoleiro ia atrás”

Sinopse:

O Pistoleiro” apresenta ao leitor o fascinante personagem de Roland Deschain, último descendente do clã de Gilead, e derradeiro representante de uma linhagem de implacáveis pistoleiros desaparecida desde que o Mundo Médio onde viviam “seguiu adiante”. Para evitar a completa destruição desse mundo já vazio e moribundo, Roland precisa alcançar a Torre Negra, eixo do qual depende todo o tempo e todo o espaço, e verdadeira obsessão para Roland, seu Cálice Sagrado, sua única razão de viver. O pistoleiro acredita que um misterioso personagem, a quem se refere como o homem de preto, conhece e pode revelar segredos capazes de ajudá- lo em sua busca pela Torre Negra, e por isso o persegue sem descanso.  À medida que a saga avança, outros personagens são adicionados ao ‘ka-tet’: Jake Chambers, um menino de onze anos que se vê no Mundo Médio após ter morrido em um atropelamento em Nova York de 1977. Ele fala com Rolland  de fatos de seu mundo causando uma certa confusão; Eddie Dean, um viciado em heroína que entra no mundo de Roland justamente quando um de seus negócios de venda de drogas vai mal na NY de 1987; e Susannah Holmes, uma ativista negra dos direitos civis nos anos 60 (também de NY) que sofre de um distúrbio poderoso de personalidade dupla. Mas o pistoleiro não conseguirá chegar sozinho ao fim da jornada que lhe foi predestinada. Na verdade, sua aventura se estenderá para outros mundos muito além do Mundo Médio, levando-o a realidades que ele jamais sonhara existir.

O Pistoleiro é uma grande introdução, um prelúdio para uma aventura sem limites, com descrições de uma transformação de personalidades, de sonhos – um conto que nos apresenta ao universo de Stephen King através de A Torre Negra. Nesta obra conheceremos a história de Roland de Gilead, o último pistoleiro de uma linhagem extinta, e sua busca pela Torre Negra (o centro de todos os universos, o eixo do qual depende todo o tempo e o espaço – lembra-se disso pois é uma informação muito importante no decorrer da leitura dos livros).

download (2)Roland descreve neste primeiro volume um pouco de sua infância e como o mundo seguiu em frente. A medida que temos contato com a narrativa, imaginamos um mundo destruído, abandonado a muito tempo, como se algo tivesse acontecido, um apocalipse justificando assim este ambiente de total abandono.

Mesmo sendo um livro relativamente curto ele se torna um esboço de tudo o que ainda irá acontecer. Em algumas páginas, King já nos entrega um universo surpreendente e até medonho, no bom sentido. Peço que você não cometa o erro de se enganar durante a leitura pensando que é um livro bonito: cada página é mais surpreendente que a anterior. Este é um dos elementos que diferenciam O Pistoleiro. O livro nos passa uma sensação de desolação, de tristeza ao mesmo tempo em que nos fascina com isso.

Eis a sequencia dos livros: O Pistoleiro (1982)   /   A Escolha dos Três (1987)    /   As Terras Devastadas (1991)   /  Mago e Vidro (1997)   /   Lobos de Calla (2003)   /   Canção de Susannah (2004)   /   A Torre Negra (2004)   /  O Vento Pela Fechadura (2012)

Eu particularmente tenho muita dificuldade em me adaptar a este tipo de narrativa com um ritmo prazeroso. Para que eu conseguisse concluir a leitura, impus a meta 50 páginas por dia (sair da zona de conforto não é fácil).

Uma das dificuldades que tive foi entender que os parênteses abertos pelo autor sé serão entendíveis ao longo da leitura dos volumes, logo, nada fica amarradinho ao término do primeiro volume. Este livro pode ser considerado um livro de apresentações, que se fosse avulso não teria nada de mais e ainda nos daria essa sensação de nada finalizado (elemento nada característico nas obras de King).

Este título foi a escolha do mês de outubro para o Clube do Livro no qual participo com a galera do site Sphera Geek. Se quiser saber mais sobre a dinâmica do Clube do Livro entre em contato com a equipe do Sphera pelo email : spherageek@gmail.com  ou visite o site : http://www.spherageek.com

Boa Leitura

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: