A Noiva Fantasma – Yangsze Choo

capa_noiva_fantasma

Sinopse:
Certa noite, meu pai me perguntou se eu gostaria de me tornar uma noiva fantasma…

1893. Li Lan é uma jovem que recebeu educação e cultura, mas que vive sem grandes perspectivas depois da falência de seus pais. Até surgir uma proposta capaz de mudar sua vida para sempre: casar-se com o herdeiro de uma família rica e poderosa. Há apenas um detalhe: seu noivo está morto. Lim Tian Ching morreu e para apaziguar seu espírito, a proposta surgiu, já que Li Lan estava solteira e poderia assim salvar a casa.

“A vida é feita de gestos e lembranças. Os sinais que nos guiam são um simples sopro de delicadeza na velocidade cruel de nosso tempo.”

A Noiva Fantasma é uma doce, bonita e carismática história, quem ler vai ser levado para um mundo novo. Sua ama acha a negociação do casamento algo de extremo mau agouro. Ainda assim, quando Li Lan é convidada para ir à casa da família de Lim Tian Ching para uma tarde de mahjong, sua Amah a orienta para ser recatada, ficar arrumada, não amassar a roupa e ficar bem apresentavel (visto que após a morte da mãe de Li Lan é Amah a responsável por sua orientação). Li Lan é, praticamente, interrogada pela matriarca da família, mãe de Lim, mas depois seu coração é arrebatado por Tian Bai, primo de Lim, num encontro inesperado nos corredores da mansão.

“Eu, que fora tão bem educada por meu pai para não acreditar em espíritos, confessava para mim mesma, no calar da madrugada, que Amah estava certa. O fantasma de Lim Tian Ching entrava em meus sonhos.”

Em uma de suas buscas para livrar-se de Lim Tian, Li busca os conselhos de uma médium, que lhe dá algumas ervas, dizendo que uma infusão delas será capaz de afastar o espírito de Lim temporariamente. Uma noite, quando estas já não fazem mais efeito, Li decide aumentar a dose, o que faz com que ela caia em um sono profundo e seu espírito saia do corpo.

O livro nos abre um grande leque de informações sobre as tradições orientais dos presentes funerários e o que eles creêm sobre a vida no mundo dos espíritos. Siga com a leitura até o final e se surpreenda.

Começa então a aventura de Li Lan pelo mundo espiritual. Apesar do tema sombrio, Choo nos apresenta esse mundo de uma maneira bonita e cativante, descrito de uma maneira extremamente refinada e encantadora.

Minha única reclamação foi uma decepção que tive na última página, que a meu ver, descaracterizou tudo o que construí em meu íntimo sobre a personalidade de Li Lam. Para que você entenda o que eu digo, não deixe de ler tudo e nem corra para a última página.. Sim!!! Isso não irá ajudar pois você só entenderá se ler o livro por completo.

Boa Leitura!

 

 

 

Deixe um comentário

WordPress.com.

Acima ↑

