Orgulho e Preconceito e Zumbis de Seth Grahame-Smith e Jane Austen

Nome: Orgulho e Preconceito e Zumbis
Título original: Pride and Prejudice and Zombies

Autor: Seth Grahame-Smith                                                  Ano: 2010             Páginas: 315

download (1)Sinopse: Orgulho e preconceito e zumbis é uma versão ampliada do popularíssimo romance de Jane Austen, trazendo cenas inéditas com zumbis partindo crânios de pessoas vivas para devorar seus miolos. Na abertura desta história, ficamos sabendo que uma misteriosa praga se abateu sobre o tranquilo vilarejo de Meryton, na Inglaterra – e os mortos estão retornando à vida!

Nossa implacável heroína, Elizabeth Bennet, está determinada a eliminar a ameaça zumbi, mas logo sua atenção é desviada pela chegada do altivo e arrogante Sr. Darcy. O que se segue é uma deliciosa comédia de costumes, repleta de civilizados embates entre os dois jovens enamorados – além de batalhas um tanto mais violentas, em cenas nas quais o sangue jorra fartamente.
Conseguirá Elizabeth subjugar as crias de Satã? Poderá ela superar os preconceitos sociais da aristocracia local? Complementado com amor, emoção, duelos de espada, canibalismo e milhares de cadáveres em decomposição, Orgulho e preconceito e zumbis transforma uma obra-prima da literatura mundial em algo que você terá vontade de ler.
Nossa implacável heroína, Elizabeth Bennet, está determinada a eliminar a ameaça zumbi, mas logo sua atenção é desviada pela chegada do altivo e arrogante Sr. Darcy. O que se segue é uma deliciosa comédia de costumes, repleta de civilizados embates entre os dois jovens enamorados – além de batalhas um tanto mais violentas, em cenas nas quais o sangue jorra fartamente. Conseguirá Elizabeth subjugar as crias de Satã? Poderá ela superar os preconceitos sociais da aristocracia local?
Complementado com amor, emoção, duelos de espada, canibalismo e milhares de cadáveres em decomposição, Orgulho e preconceito e zumbis transforma uma obra-prima da literatura mundial em algo que você terá vontade de ler.

“De todas as armas que já manipulara, aquela sobre a qual menos tinha controle era o amor; e de todas as armas do mundo, o amor era a mais perigosa.”

Seth Grahame-Smith é um dos adeptos do mash up literário.  Apesar deste nome, “mash up novel” é um novo gênero cuja proposta é selecionar um clássico da literatura (que seja, de preferência, de domínio público) e revisitá-lo, adicionando outra perspectiva ao enredo, outros personagens, enfim, modificando ou as vezes popularizando uma história que o autor preparou com todo um cuidado.

Neste caso, ele se baseou no livro Orgulho e Preconceito de Jane Austen. Fiquei com muito receio que Seth Grahame-Smith estragasse minha experiência de leitura, pois sou muito fã do livro original (Jane Austen e Zumbis??? Fala sério….. )

110_1952-zumbis-foto1

Enfim, comecei a ler e não me arrependi.  A história segue os passos da obra original, com todos os conflitos e desencontros entre Elizabeth Bennet e o Sr. Darcy, a única diferença é mesmo a inclusão dos mortos-vivos ou os não-mensionáveis (referência a tão famosa peste negra que se propagou pela Europa). A Inglaterra está enfrentando uma praga de zumbis e a mãe de Elizabeth só se preocupa em ver suas filhas casadas. Já o pai das garotas quer que elas continuem vivas, bem treinadas, degolando os mortos-vivos da região.

Muitos tem a opinião que este livro seria uma afronta a Jane Austen porém, ainda lêem fanfics e textos alternativos das modinhas literárias de nossa época.

O fato de acrescentar a narrativa original os tão conhecidos zumbis, não deprecia a obra , mas colabora para que outros leitores, desviados momentaneamente da rota de leituras clássicas, possam voltar e se inspirar de alguma maneira para uma releitura de livros que marcaram gerações como Orgulho e Preconceito.

Foi uma ótima leitura..

Minha nota: 7,5

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: