A hora e vez de Augusto Matraga – O Filme

image

Uma belíssima produção nacional de 2011 que nos brinda por ser baseada num belíssimo  conto de Guimarães Rosa.

Para os desavisados de plantão,  este conto está contido no livro Sagarana e é solicitado em muitos vestibulares por ai.

Guimarães Rosa fez parte do movimento modernista em sua última fase. Trouxe em Sagarana o regionalismo mineiro com todo o seu ritmo de linguagem (ele era um poliglota apaixonado pelo estudo da língua,  vivia fazendo anotações e utilizando de neologismos tomou a  liberdade  de criar palavras e expressões).

Temos a representação de Sagarana em sua totalidade neste conto. O autor traz toda uma representação mistica, metafísica da mudança do carrasco Augusto Esteves, temido por todos por seu temperamento forte e seus vícios de jogos, bebedeiras e mulheres.

Outro elemento característico no livro são as emboscadas. Nhô Augusto cai em uma e tem sua vida em risco quando despacha esposa e filha para o Morro Azul e fica em suas terras  para aproveitar mais de seua vícios.

É salvo por um casal temente que lhe ensina o caminho da redenção e penitência.  Ele busca este caminho e segue a risca estes novos pais que Deus lhe enviou.

Augusto espera ancioso por sua hora e vez. Sente-se tentado em muitos momentos a voltar à sua antiga vida. Daí a representação do divino que muda sua vida mantendo-o sempre em um caminho reto e justo.

Sua morte é previsível porém honrada.
Temos uma produção de cinema que faz o seu papel frente a um conto de suma importância como este de Guimarães Rosa (além de uma trilha sonora que emociona a todos).

Um livro que tenho por meta ler em sua totalidade,  mas que já me encantou com seu conto final.

Boa leitura! !

Arita Souza

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: