Exorcismo – Thomas B. Allen

A editora Darkside fez mais um grande lançamento literário neste último mês de maio de 2016, que impactou não só os leitores vorazes do gênero mas a curiosidade dos muitos ateus  declarados existentes por aí.

Antes de mais nada, vou esclarecer  uma confusão que normalmente  ocorre quando há lançamentos de livros com títulos quase idênticos  ou que narram a mesma história.

download (1)Em 1949, o jornalista Thomas B. Allen lança o livro O Exorcismo (sem tiragem em português) que narra a história de um menino de 14 anos que aprende a usar a tábua Ouija com sua tia. Após a morte desta tia, inicia-se uma série de fenômenos paranormais na casa deste jovem de nome Robert Mannheim (o autor coloca pseudônimos para todos os personagens descritos no livro preservando assim a família).
Todas as informações do livro O Exorcismo vem do relato detalhado de um padre jesuíta que acompanhou as sessões chamado Walter Halloram. No final do livro, está em anexo o diário (sem nenhuma edição) com todos os detalhes. Este diário é considerado um dos melhores relatos destes fenômenos desde a Idade Média. Este jornalista tem mais de 40 livros publicados, com uma série de relatos de guerra, política, valorizando sempre os detalhes verídicos, factuais de seus temas escolhidos.
Este livro é lançado em 2016 pela Darkside.

 

downloadEm 1971 o roteirista Willian Peter Blath lança o livro O Exorcista. Um relato romanceado sobre o fenômeno ocorrido em 1949 citado acima. Houve a troca da identidade das crianças. Aqui, é uma menina que sofre a possessão.

 

 

 

225px-The_Exorcist_1973

Em 1973 surge o filme O Exorcista, gênero terror, realizado por William Friedkin. O roteiro é de William Peter Blatty, baseado em livro homônimo de sua autoria.
O filme aborda a possessão demoníaca de uma garota de 12 anos pelo demônio Pazuzu. O livro de Blatty teve inspiração no exorcismo citado acima  em 1949. Este filme tornou-se um dos mais lucrativos filmes de terror de todos os tempos, arrecadando o equivalente U$ 441.306.145,00 em todo o mundo.

O Exorcista estreou dia 26 de dezembro de 1973 nos Estados Unidos e foi distribuído pela Warner Bros.

Agora com todas as dúvidas sanadas posso dizer minha opinião sobre todas as informações acima. Gostei muito da leitura de O Exorcismo e o Exorcista. São livros impactantes  para o imaginário do leitor que causaram muito furor religioso no período de seus lançamentos  e impulsionaram a produção do melhor filme de terror que já assisti na vida.
O livro de Thomaz Allen traz um relato de pesquisa e fontes imparciais, abre  durante a narrativa espaço para contestações sobre a abordagem do livro e sua roupagem jornalística e libera em discussão os pontos de vista de estudiosos que tem para sim que alguns casos, deveriam ser tratados  como doenças mentais, histerias coletivas  ou ainda doenças não descobertas.

Eu particularmente acredito na veracidade dos relatos (me embasando também na credibilidade do seu autor em ser fiel a informação) e indico para você que deseja compreender toda a história e ter uma sessão pipoca no capricho, a leitura sequencial de :

  • O Exorcismo
  • O Exorcista
  • O Exorcista (o filme)

Até a próxima!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: