A galinha degolada – Horácio Quiroga

galinha_degolada__a_9788525412201_m

O  uruguaio Horácio Quiroga (1879-1937) teve uma vida marcada por várias tragédias sempre ligadas ao suicídio, desde seu pai a suas filhas e também não traz em sua história de vida grandes romances que deram certo.

A Galinha Degolada e outros contos — é lançada em conjunto com Heroísmos (Biografias exemplares), publicados como um único livro de bolso pela L&PM Pocket. É uma seleção de seis contos e de alguns artigos escritos pelo autor em uma revista portenha.  Justamente neste conto (que leva o mesmo nome do livro) podemos conhecer as características que mais perseguem o autor uruguaio, lembrando em muito suas tragédias pessoais.

Quiroga está no panteão de grandes contistas latinos, e a sua coletânea apresenta outras pérolas obrigatórias. Uma delas é O Travesseiro de Penas, sobre uma frágil jovem que se casa com um sujeito duro, e que é acometida de uma estranha moléstia. Além dos contos, também são interessantes os artigos Heroísmos, que ocupam metade da coletânea. Neles, Quiroga apresenta momentos marcantes da vida de ilustres personalidades, como Edgar Allan Poe e Louis Pasteur, o que estabelece um belo par com os contos.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: