Cinema 2000: As Memórias de Marnie

maxresdefault

Sinopse:  Anna é uma menina tímida e doce de 12 anos que só consegue se expressar através dos seus desenhos. Por conta de seus ataques de asma, ela é enviada para passar um tempo com os tios que moram no campo, para poder respirar ar puro. Durante seus passeios pela cidade, ela conhece uma menina loira de cabelos longos chamada Marnie, com quem faz uma amizade instantaneamente. As duas tornam-se melhores amigas e passam a dividir segredos e passatempos. Mas Anna vai descobrindo aos poucos que Marnie não é bem quem ela aparenta ser e ela começa a investigar o mistério que cerca a nova amiga.

A animação foi baseada no livro homônimo do autor britânico Joan G. Robinson. A temática é uma história de amadurecimento com uma certa magia. Como esta é uma obra mais contemporânea devemos ter mais cuidado e zelo na análise do todo, pois não há grandes impactos ou revoluções.

Temos nesta produção elementos que nos lembram o pós-guerra inglês (vemos por exemplo toda a aristocracia como fantasmas em festas do passado), o contato com a natureza e as  histórias femininas de formação.

A paleta de cores escolhida para a composição da animação nos conduz no fluir da narrativa. Chama a atenção  o azul estar presente por todo o cenário: o mar, o vestido de Marnie e o céu do interior. Ele nos dá um tom mais calmo  da história mantendo todas as características do mangá japonês

memoriasdemarnie2_28112015

Os elementos  sobrenaturais surgem como alavanca as ações transformadoras necessárias a vida de Anna, muitas acontecem em sonhos e lembranças distantes. Aos poucos o contato com a água do mar, as trilhas e os atalhos no mato, o quimono sujo de terra quanto os terrores do desconhecido (a maré que sobe de repente, a tempestade de vento)compõe a nova força da personalidade da protagonista. Nada é alienante, mas sim, arrebatador, empolgante.

Mesmo sendo de origem britânica, As Memórias de Marnie vai se construindo voltando-se aos costumes orientais dentro dos seus gestos e no seu respeito aos elementos da cultura oriental.

Nota: 10

Anúncios

2 comentários em “Cinema 2000: As Memórias de Marnie

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: