Jogos de Tabuleiro : Summoner Wars

Hello pessoas! Laíse Lima de novo na área com mais um review. E hoje nós vamos conhecer um xadrez diferente… ok, não dá para chamar de xadrez, mas parece! Que saber como? Então vamos nessa!

Ficha Técnica:

Produtora: Fantasy Flight Games

Edição Brasileira: Galápagos Jogos

Numero de Jogadores: 2

Tempo de Jogo: 30 minutos em média

Objetivo do Jogo:

Em Summoner Wars você assume o comando de um Summoner (Invocador) que é capaz de soltar poderes ou habilidades especiais para afetar os inimigos, além disso também é capaz de invocar criaturas para lutar a seu favor, tentando derrotar o Summoner inimigo. o Objetivo do jogo é simples, eliminar o Summoner inimigo (por isso também lembra o xadez… derrotar o rei e tal).

História do Jogo:

Foi Ret-Talus, o Lorde do Reino dos Mortos, quem encontrou a primeira Pedra de Invocação. A pedra concedeu seus poderes ao rei de coração-escuro, transformando-o no primeiro dos Summoners. Por mil anos, Ret-Talus permaneceu incontestável enquanto ele e seus guerreiros provocavam estragos no mundo de Itharia. O poder da pedra era tão grande que, mesmo com o desafio de exércitos completos do mundo inteiro, Ret-Talus permanecia invencível.

Foi só quando Dane Lightbringer descobriu a segunda Pedra de Invocação, que o reinado de Ret-Talus foi posto em cheque. A descoberta de uma segunda pedra trouxe esperança ao povo de Itharia, não só porque agora o poder de Ret-Talus poderia ser contra-atacado, mas também porque isso provava que a Pedra de Invocação não era única. Se haviam duas, com certeza existiriam mais. Todas as facções de Itharia voltaram suas forças em busca de sua própria Pedra de Invocação.

Mais pedras foram descobertas, e mais Summoners surgiram, mas os Summoners de Itharia não foram capazes de se unir contra o inimigo comum, e deixaram rivalidades antigas e o desejo pelo poder das pedras virarem uns contra os outros. E foi assim que começou… The Summoners Wars!

Conteúdo

Componentes do Jogo:

  1. Tabuleiro: O tabuleiro é composto por diversas “casas” onde as cartas são jogadas e podem “andar” e realizar suas ações, e ao lado de cada jogador, um espaço onde é colocado o Deck, pilha de “Magia” (Pontos necessários para invocar criaturas) e pilha de “Descarte” (Onde são colocadas as cartas, adivinhem o que? Descartadas!) – O tabuleiro é “dividido” em duas partes, exatamente no meio.
  2. Tipos de Cartas: Cada Facção vem com um deck pronto. De 35 a 40 cartas.

2.1 Summoner: É a carta principal. Ela tem vida, dano e uma habilidade especial. O jogador começa o jogo com ela no tabuleiro.

2.2 Criaturas Comuns: São criaturas que você usa para montar o exército. Tem vida, dano e normalmente algum custo de invocação. Praticamente todas têm alguma habilidade.

2.3 Cartas de Evento: Eventos podem ser invocadas pelo herói em um determinado momento do turno. Não tem custo.

2.4 Campeões: São unidades mais caras, mas consideravelmente mais fortes do que as criaturas comuns.

2.5 Muralha: É a partir dessa carta que o jogador pode invocar criaturas. Qualquer criatura só pode ser invocada adjacente à muralha (Não na diagonal).

Mecânica do Jogo:

Invocação: Para invocar uma criatura, normalmente paga-se um custo de Magia. A magia pode ser conseguida de três formas:

  1. Destruindo uma criatura do adversário;
  2. Descartando cartas da sua mão para a pilha de magia (Acumular Magia);
  3. Algumas cartas mágicas permitem que você tome magia da Pilha de Magia do adversário.

Movimentação: Cada criatura pode mover-se apenas por 3 espaços. Pode-se mover até 3 criaturas por turno.

Combate: Existem criaturas de combate a distância e criaturas de combate corpo-a-corpo. Uma criatura de combate a distância pode atacar a até 2 espaços de distância, e uma criatura de combate corpo-a-acorpo tem que estar adjacente. Quando você declara ataque a alguma criatura, você rola um dado. Se tirar 3-6, o dano é causado, se tirar 1 ou 2 da falha.

Turno:

  1. Compra (ompra até ter 5 cartas na mão. Sempre!)
  2. Invocar (Joga criaturas/Campeões)
  3. Evento (Joga cartas de Evento)
  4. Movimentação (Movimenta até 3 criaturas)
  5. Ataque (Ataca com até 3 criaturas)
  6. Acumular Magia (Descarta cartas da mão para a pilha de magia).

ExpansõesO jogo: A ideia basicamente é o jogador invocar criaturas e montar uma estratégia, enquanto se defende dos ataques inimigos e envia ataques ao inimigo. O jogo é cheio de reviravoltas e a rejogabilidade é altíssima. Ele conta com diversas expansões que ajudam na customização de um deck. Isso mesmo, o deck pode ser completamente personalizado!

Estatísticas do Jogo:

– Apelo a não boardgamers (alto): Como eu falei lá em cima, É só apresentar o jogo como “Um Xadrez com aspectos mais nerds”. Dificilmente alguém nega.

– Complexidade (Média): As regras são aprendidas tranquilamente. A complexidade está na parte estratégica, que é muito bem elaborada

– Independente de idioma? Não. Mas já tem aqui no Brasil.

– Achado no Brasil (sim): É vendido em livrarias como a cultura, em lojas especializadas e pelo site da Galápagos Jogos.

Preço (justo): R$ 69,90 (Set Inicial) – R$ 21,90 (Facções adicionais) – R$19,90 (Pacotes de Reforço).

Opinião: Um jogo que vale a pena ter na coleção. É divertido e com diversas reviravoltas, vem em uma caixa pequena e as demais facções cabem dentro (ou seja, fácil de guardar/transportar). Tem uma mecânica simples (fácil de explicar para jogadores novos) e é dinâmico.  

Links relacionados ao jogo:

https://loja.galapagosjogos.com.br/t/franquia/summoner-wars  (venda)

Laíse Lima – Boards e books

Acompanhe pelas redes sociais:

Fanpage Boards e books – boardsebooks

Oficinas Lúdicas – oficinasludicas

Twitter: @lailima19

Instagram: @lailima19

Ludopedia: lailima19

Snapshat: lailima19

Skoob: http://www.skoob.com.br/usuario/1236487

WordPress.com.

Acima ↑